Hoje, 2/12, é o Dia Internacional para a Abolição da Escravatura. A data foi criada em 2004 pela Organização das Nações Unidas – ONU.
Segundo a Instituição, estima-se que existam mais de 40 milhões de vítimas da escravidão contemporânea pelo mundo. Neste mesmo dia, em 1949, ocorreu a Convenção das Nações Unidas para a Supressão do Tráfico de Pessoas e da Exploração da Prostituição de Outrem.
No Brasil, a abolição da escravatura aconteceu, formalmente, a partir da vigência da Lei n.º 3.353, de 13 de maio de 1888, conhecida como a “Lei Áurea”, que foi sancionada pela Princesa Imperial do Brasil, Isabel, em nome de seu pai, o Imperador Pedro II.
Com a data, a ONU visa incentivar a erradicação das formas contemporâneas de escravidão, como tráfico de pessoas, exploração sexual, casamento forçado e recrutamento forçado de crianças para uso em conflitos armados.
Mulheres e meninas são as mais afetadas, representando 99% das vítimas na indústria comercial do sexo e 58% em outros setores.
A AMATRA XV e ESMAT 15 XV convida seus associados e alunos para ver ou rever o vídeo feito com os Desembargadores Eduardo Benedito de Oliveira Zanela, Presidente do Comitê Regional de Erradicação do Trabalho Escravo, Tráfico de Pessoas e Discriminação do TRT-15, e Lorival Ferreira dos Santos, membro desse mesmo Comitê.
Acesse o Canal no Youtube da TV AMATRA XV, clique aqui